O ambiente de trabalho correto é essencial para atrair a nova geração de trabalhadores, reter talentos e promover a inovação.
Um local de trabalho projetado especificamente para se adequar à cultura de uma empresa, permite que os funcionários se envolvam naturalmente, estimulando o crescimento e a inovação. O design e o layout desses espaços de trabalho incentivam e promovem a interação. Geram uma atmosfera confortável que mantem os funcionários orgulhosos de fazer parte da organização.
Esse local de trabalho ideal é possível quando há um planejamento cuidadoso, bem antes da seleção do local e da programação do espaço. Como não existe um padrão em culturas sociais ou mentalidades de liderança, é necessário criar uma estratégia adequada para cada uma.
A nova geração de trabalhadores está mais envolvida emocionalmente com o local de trabalho em comparação às gerações anteriores. Um estudo sobre as preferências dos entrevistados no local de trabalho da Johnson Controls Global WorkPlace Innovation, revelou que os trabalhadores da geração Y consideram a cultura e a conectividade social mais importantes que a remuneração. Isso significa que os empregadores terão que criar satisfação dos funcionários de outras maneiras.
O design dos espaços corporativos adequados às necessidades de uma empresa, promovem o alcance seus objetivos estratégicos e financeiros. Considerando os muitos tipos diferentes de empresas, de analistas financeiros a programadores de jogos, é fácil perceber que a identificação da cultura e dos hábitos de trabalho de uma empresa determina a divisão dos espaços e o design das instalações.
Aquela história da sala do presidente no último andar e de acesso restrito já não cabe mais dentro da administração moderna e competitiva em nível global. As principais razões pelas quais os trabalhadores de hoje escolhem um empregador são oportunidades de aprendizado, qualidade de vida e interação com os colegas de trabalho.
O design planejado dos ambientes proporciona otimizar os espaços reduzindo custos. Reduzir o tamanho e a quantidade de salas de conferência, escritórios e áreas de trabalho pode ajudar nessa interação, através do compartilhamento de mesa e horários de trabalho flexíveis.
Espaços menores e mais colaborativos podem ser projetados dentro das áreas de escritório para a rápida reunião da equipe, o que ajuda a impulsionar a cultura da empresa. A conexão através do local de trabalho certo é o que constrói uma cultura e mantém as pessoas envolvidas no trabalho. Deve-se considerar áreas comuns, pontos de recreação e espaços para as pessoas colaborarem intencional e involuntariamente.
O design do local de trabalho contribui para o nível de envolvimento emocional que os indivíduos têm com seu trabalho. Detalhes que fazem a diferença: cores sutis e não muito intensas, na medida do possível, a luz deve ser natural, os acabamentos macios e feitos de materiais naturais e confortáveis. Como resultado, o design do local de trabalho de hoje para acomodar os trabalhadores mais jovens pode ser menor, mais eficiente e mais econômico.
Áreas de trabalho individuais e personalizáveis são importantes para a força de trabalho. O design da alocação do espaço de trabalho e as provisões tecnológicas contribuem para a produtividade e a criatividade. Os espaços devem ser flexíveis e adaptáveis para satisfazer o equilíbrio entre vida profissional e pessoal que eles exigem.
Com a globalização em ascensão, a cultura da empresa precisa ser mais flexível do que nunca e o dia de trabalho, que para muitos, é estendido para além do horário tradicional conectando com fusos horários diferentes
Em suma, a melhor abordagem para projetar uma instalação nova ou reformada é começar com a análise das necessidades, desejos e cultura das pessoas, proporcionando um local de trabalho mais agradável e mais produtivo.