O comércio pelo país está aos poucos abrindo, mas ainda é impossível prever as probabilidades do fim dessa pandemia. Não há garantia de que os estados não voltem às restrições novamente, pois novos casos estão novamente em ascensão. É fundamental estar preparado para volta às atividades gradativamente.
O certo é que muita coisa mudou e não somos mais os mesmos, o retorno às atividades vai exigir atenção redobrada. Algumas regras serão aplicadas na íntegra para todos os colaboradores da empresa, outras terão de ser específicas, de acordo com a norma legal estabelecida na região.
As empresas que vão encaminhar os funcionários aos poucos ao local de trabalho, em vez de trazer todos de volta ao mesmo tempo, ajudarão a manter o distanciamento social ganhando tempo para analisar o comportamento e a produtividade dos colaboradores.
Se a presença física do funcionário for imprescindível, o ideal é indagar sobre quais suas expectativas no período de reintegração. Esses dados vão ajudá-lo a elaborar um protocolo inclusivo.
Pequenas mudanças são as maiores aliadas no distanciamento social. E reabrindo, precisarão treinar suas equipes para novas práticas de higiene e outros protocolos, incluindo medir a temperatura de todos que adentrarem os ambientes
São obrigatórios esses novos regulamentos para evitar enfrentar reclamações oficiais ou danos à reputação, além de expor os funcionários ao risco de contrair coronavírus. As áreas de acesso comum ganham ainda mais atenção. Corredores, escadas rolantes, banheiros, áreas de descanso, maçanetas e interruptores devem ser higienizados frequentemente.
Cartazes com orientações nas entradas ajudam a ensinar os frequentadores a respeitarem as medidas. Já os dutos de ventilação e sistemas de purificação não podem ficar de fora da programação de limpeza.
Igualmente importante na reabertura das empresas é documentar as medidas tomadas para proteger a segurança dos trabalhadores após a quarentena. Assinar declarações de comprometimento do uso da máscara e do álcool em gel, garantem o compromisso individual assegurado.
É mais um desafio para as empresas, portanto, aquelas que forem aprovadas no teste criarão melhores culturas, terão novo fôlego na volta à normalidade e terão funcionários mais leais.